Está começando a tocar bateria? Fascinado com as possibilidades desse universo rítmico? Maravilha! Além de desenvolver – lenta e gradativamente – sua coordenação motora, para ser um bom baterista é fundamental ter boas referências e conhecer a obra dos grandes nomes da história desse instrumento.
Saiba que o Brasil é privilegiado em termos de grandes bateristas. A influência da música africana na nossa cultura, cristalizada nos principais ritmos brasileiros (samba, maracatu, baião etc.) vem produzindo uma leva de músicos incríveis. A sonoridade dos vários instrumentos de percussão que são base desses ritmos vem sendo acoplada à bateria de modo diverso e inventivo por vários músicos. O resultado é um jeito “brasileiro” de tocar que é tecnicamente muito complexo e ao mesmo tempo cheio de suingue e síncopes.
Obviamente, há muitos mais bateristas importantes e influentes do que qualquer lista pode contemplar. No entanto, essa compilação pode ser uma pequena e digna iniciação. Seguem os nomes em ordem de nascimento. É só curtir. Tem pra todos os gostos!
Clique na foto para conhecer melhor o trabalho musical de cada baterista.
Milton Banana (1935-1999)
Airto Moreira (1941-)
Carlos Bala (1953-)
Márcio Bahia (1958-)
Vera Figueiredo (1961-)
João Barone (1962-)
Kiko Freitas (1969-)
Aquiles Priester (1971-)
Cuca Teixeira (1972-)
Edu Ribeiro (1975-)