6 motivos para estudar música na infância - Arte Maior Escola de Música - Joinville/SC
Fusce vehicula dolor arcu, sit amet blandit dolor mollis nec. Donec viverra eleifend lacus, vitae ullamcorper metus. Sed sollicitudin ipsum quis nunc sollicitudin ultrices. Donec euismod scelerisque ligula. Maecenas eu varius risus, eu aliquet arcu. Curabitur fermentum suscipit est, tincidunt mattis lorem luctus id. Donec eget massa a diam condimentum pretium. Aliquam erat volutpat. Integer ut tincidunt orci. Etiam tristique, elit ut consectetur iaculis, metus lectus mattis justo, vel mollis eros neque quis augue. Sed lobortis ultrices lacus, a placerat metus rutrum sit amet. Aenean ut suscipit justo.
Eduardo Borba
Botão Menu Botão Fechar
Botão Informações Botão Fechar
6 motivos para estudar música na infância
Postado por
Ju Pamplona

Você já ouviu falar que quem canta seus males espanta? Pois bem, não é só isso. Muito mais que um passatempo ou entretenimento, a música tem o poder de resgatar memórias, potencializar emoções e traduzir sentimentos. Ela também reduz o estresse, a ansiedade e de acordo com pesquisas científicas, age diretamente na atividade cerebral. Bem por isso, ela tem sido utilizada até em tratamentos de saúde. E se você ainda não se convenceu dos benefícios que a música pode trazer para a vida do seu filho, este conteúdo é para você! Nele nós listamos 6 motivos para estudar música na infância. Confira!

O envolvimento com a música começa muito antes do nosso nascimento, pois desde a gestação já convivemos com um ambiente de sons provocados pelo corpo da mãe. Desde sempre somos cercados por algum tipo de linguagem musical (choro, grito, risada), sons de objetos e da natureza (chuva, vento, mar). Vivemos em um mundo cheio de vibrações sonoras, que musicalizadas podem ser aprendidas e causam inúmeros benefícios. 

1. Contribui para formação do bebê 


Estar em contato com a música, ela nos faz relaxar, refletir e aprender. E durante a gestação,  as melodias trazem ainda mais benefícios. A partir da 20ª semana de gravidez a audição do bebê já começa a se desenvolver.

homem tocando violão para mulher grávida no sofá

Portanto, as músicas que a mãe ouve com frequência durante esse período, são reconhecidas após o nascimento e tendem a acalmar a criança. As músicas clássicas, sons da natureza, canções infantis e até de ninar são as mais indicadas, segundo especialistas, pois aumentam a atividade cerebral do bebê e fortalecem o vínculo materno. Nesse sentido, se você está grávida, é um ótimo momento para começar a estudar música. Se você ou alguém da sua casa já faz isso, aumente o som!

2. Reforça a alfabetização


A música tem uma relação direta com a linguagem e por isso pode reforçar a alfabetização. As repetições, rimas e aliterações presentes nas canções infantis, ajudam no vocabulário e na pronúncia. Além de levar as crianças a entenderem com mais facilidade e leveza o significado das palavras. Uma ótima ideia é combinar a fase de alfabetização escolar com formação musical, assim a criança canta, toca diversos instrumentos, brinca e ao mesmo tempo desenvolve múltiplas linguagens.

Dois bebês tocando instrumento musical

3. Ajuda no desenvolvimento escolar


A música também pode contribuir no desenvolvimento escolar, pois ela ativa a memória e o raciocínio lógico. Ela desenvolve algumas áreas do cérebro de forma que nenhuma outra linguagem é capaz, o que reflete no aprendizado, principalmente, da matemática e na percepção espacial. O processo acontece por meio de elementos como timbre, tempo e tom, que precisam ser lembrados e executados na hora de afinar um instrumento, improvisar e criar, um arranjo musical. Logo, quem está aprendendo a cantar ou tocar um instrumento, está exercitando a memória sequencial em cada nota.

4. Aumenta a concentração


Outro benefício do contato com a música é o aumento da capacidade de concentração. A música aguça a sensibilidade aos sons, que  passam a ser ouvidos com mais atenção e consequentemente aumentam os níveis de concentração. A partir disso, é possível analisar e perceber com mais riqueza de detalhes as situações do dia a dia, além da concentração ser fundamental para o aprendizado. Afinal, é preciso estar focado tanto para cantar um trecho de uma música ou fazer um solo instrumental quanto para fazer uma atividade escolar.

5. Auxilia em tratamentos de saúde


Um estudo publicado no British Journal of Surgery comprovou os benefícios da música em processos cirúrgicos. Os pesquisadores analisaram mais de 80 canções aleatórias antes, durante e depois de cirurgias invasivas e perceberam que os pacientes que as ouviam tinham seus níveis de dor e ansiedade amenizados. Os efeitos foram ainda melhores nas ocasiões em que o paciente escolhia a música, e não o cirurgião ou os pesquisadores. Isso não é fantástico? Imagine então, os benefícios que a música pode trazer para saúde de quem estuda música ou tem contato com ela todos os dias. 

6. Melhora a socialização


Estudar música permite a integração entre corpo e mente, entre a sensibilidade e a razão, e entre a criatividade e os recursos técnicos. Desde o desenvolvimento infantil até a vida adulta a música ajuda a desenvolver pontos importantes como a disciplina, a expressão corporal e a comunicação. Ela melhora a socialização, cria laços afetivos e traz mais segurança emocional. Além de permitir demonstrar o que sente ao ouvir um som, por meio da voz ou ao movimentar o corpo tocando um instrumento.

O que não faltam são motivos para estudar música na infância, não é mesmo? Então, venha para Arte Maior, assim como a música são inúmeros os benefícios que oferecemos. Conheça alguns deles:

  • Aula gratuita para adaptação do aluno
  • Reserva de salas para estudo do instrumento
  • Professores especializados em ensino infantil
  • Assessoria para compra do seu instrumento
  • Desconto na compra de instrumento em lojas parceiras
  • Reposição de aulas perdidas no mês
  • Estacionamento privado
  • Certificado de conclusão por níveis
  • Desconto nas atividades de férias escolares (opcional)
  • Participação em eventos
  • Desconto para novos membros da família
  • Instrumento para aulas

E especialmente, neste momento de pandemia, todas as medidas de segurança de saúde foram redobradas, conforme o decreto municipal. Ou seja, o uso de máscara e álcool em gel é obrigatório e após o término de cada aula é realizada a higienização dos instrumentos com solução bactericida hospitalar. Da mesma forma, acontece o cuidado com o ambiente, em que as janelas são mantidas abertas, os espaços demarcados e o limite da capacidade de pessoas reduzido dentro das salas de aula. Entre em contato e agende uma aula experimental!

Veja Outros
Posts
Voltar para a
listagem do Blog
Procurando nossos
cursos infantis?
Acesse aqui e veja todos