Aula de música: presencial ou online o que funciona?
Fusce vehicula dolor arcu, sit amet blandit dolor mollis nec. Donec viverra eleifend lacus, vitae ullamcorper metus. Sed sollicitudin ipsum quis nunc sollicitudin ultrices. Donec euismod scelerisque ligula. Maecenas eu varius risus, eu aliquet arcu. Curabitur fermentum suscipit est, tincidunt mattis lorem luctus id. Donec eget massa a diam condimentum pretium. Aliquam erat volutpat. Integer ut tincidunt orci. Etiam tristique, elit ut consectetur iaculis, metus lectus mattis justo, vel mollis eros neque quis augue. Sed lobortis ultrices lacus, a placerat metus rutrum sit amet. Aenean ut suscipit justo.
Eduardo Borba
Botão Menu Botão Fechar
Botão Informações Botão Fechar
Aula de música: presencial ou online, o que realmente funciona
Postado por
Ju Pamplona

A música faz parte do universo. Observe: o que você está ouvindo neste exato momento? Porque quando não estamos emitindo, estamos ouvindo um som, que harmonizado se torna música e aprender isso é fascinante. Mas qual o método que realmente funciona, aula de música presencial ou online? Neste conteúdo, nós respondemos a essa pergunta e apontamos as diferenças entre as duas modalidades. Confira!

Qual modalidade realmente funciona para aprender música?

Aula de música presencial, online ou cursos gravados? São tantas possibilidades de aprendizado, que é comum ficar em dúvida na hora de escolher uma modalidade, para aprender a cantar ou a tocar algum instrumento.

Nesse sentido, o primeiro passo é conhecer as vantagens de cada modalidade disponível, para optar por aquela que na prática mais se encaixa com a sua rotina e forma de estudar. 

O segundo, é buscar uma escola de música de qualidade, com profissionais comprometidos, que ajudem você a definir a metodologia mais adequada para o seu desenvolvimento. 

As principais vantagens de cada formato de  aula de música 

Se você ainda não teve a oportunidade de iniciar um curso de música, acompanhe a seguir como seria a realidade de cada modalidade de ensino.

Menina sentada na bateria e professor acompanhando os movimentos com as partituras nas mãos.

Aulas de música presencial 

Normalmente as aulas no formato presencial são individuais, em uma sala com a acústica ideal para o treino. Como a presença é apenas do professor e do aluno as vantagens são muitas, como: rendimento, pois não há interrupções, a possibilidade de tirar dúvidas de maneira imediata e personalização do repertório das aulas. 

Além do contato frente a frente com o professor que é uma experiência única, existe também a possibilidade de agendar aulas de reforço ou de reposição, sempre que necessário e de acordo com a política da escola. 

Vale lembrar que, especialmente, neste momento de pandemia, todas as medidas de segurança de saúde foram redobradas, conforme o decreto municipal. Ou seja, o uso de máscara e álcool em gel é obrigatório e após o término de cada aula é realizada a higienização dos instrumentos com solução bactericida hospitalar. Da mesma forma, acontece o cuidado com o ambiente, em que as janelas são mantidas abertas, os espaços demarcados e o limite da capacidade de pessoas reduzido dentro das salas de aula.

Já no ensino de música a distância ou na aula online, como é popularmente conhecido, as vantagens são outras, veja abaixo.

Menino com violão, assistindo aula de música online

Aulas de música online 

Você pode assistir aulas ao vivo sem precisar sair de casa,  diminuindo custos e perda de tempo com o deslocamento até o local das aulas.

Mesmo não sendo exatamente igual a estar na presença do professor, as aulas de música online, por serem em tempo real, promovem um ótimo acompanhamento. Por estar no conforto da sua casa ou em um local da sua escolha, você pode evitar interrupções e ter praticamente uma aula vip. E ainda, há sempre maneiras de se tirar dúvidas, seja por email, WhatsApp e entrando em contato com a escola, se preferir. 

Porém, é importante ressaltar que quando a modalidade é online com cursos gravados, o contato com o professor é limitado. E isso pode comprometer o seu aprendizado, pois existem grandes lacunas entre assistir um vídeo, interpretar e conseguir executar os movimentos corretamente. Do contrário, o acompanhamento de um profissional especializado acelera o seu desenvolvimento e evita que você adote vícios e manias que podem atrapalhar a sua evolução como músico. 

Conheça os cursos e modalidades oferecidos pela Arte Maior

Na Arte Maior você pode fazer aulas presenciais, vindo até a escola, ou online no conforto da sua casa com o professor ao vivo. Mesmo tendo optado pelo curso online, você pode converter algumas aulas para modalidade presencial. Da mesma forma que ao optar pelo formato presencial, você pode realizar aulas online quando não puder se deslocar até a escola. 

Independente das modalidades online ou presencial, nos curso oferecidos pela Escola de Música Arte Maior você recebe um material de apoio, PDF e vídeos para download, que complementam o seu aprendizado. E a partir da matrícula, você tem acesso a um aplicativo exclusivo, para ficar conectado com todas as atividades da escola. Por exemplo: agenda de aula, histórico de notas, eventos e até questões financeiras.

Professor de violão posicionando a mão do aluno nas cordas.

E se você já tem um conhecimento em música e busca se aperfeiçoar ou aprender um novo ritmo do seu instrumento, pode considerar também com os cursos gravados. Nessa opção, você  tem acesso às aulas com a mesma qualidade que os demais,  a diferença é que as aulas não são ao vivo. Mas você tem a vantagem de rever as aulas quantas vezes quiser e no horário que for melhor para você, já as dúvidas são esclarecidas diretamente com o professor na próxima aula, via e-mail ou aplicativo. 

Como você pode ver, tanto a aula de música presencial quanto a aula de música online    possuem vantagens para aprender a cantar ou tocar algum instrumento e ambas funcionam, você só precisa saber qual o formato que mais contribui para sua aprendizagem, de acordo com a sua rotina, disciplina e preferência. E se precisar de uma ajudinha para descobrir, entre em contato com conosco e agende sua aula experimental, clicando aqui.

Veja Outros
Posts
Voltar para a
listagem do Blog
Procurando nossos
cursos infantis?
Acesse aqui e veja todos