Aprenda como a música pode ajudar na vida pessoal
Fusce vehicula dolor arcu, sit amet blandit dolor mollis nec. Donec viverra eleifend lacus, vitae ullamcorper metus. Sed sollicitudin ipsum quis nunc sollicitudin ultrices. Donec euismod scelerisque ligula. Maecenas eu varius risus, eu aliquet arcu. Curabitur fermentum suscipit est, tincidunt mattis lorem luctus id. Donec eget massa a diam condimentum pretium. Aliquam erat volutpat. Integer ut tincidunt orci. Etiam tristique, elit ut consectetur iaculis, metus lectus mattis justo, vel mollis eros neque quis augue. Sed lobortis ultrices lacus, a placerat metus rutrum sit amet. Aenean ut suscipit justo.
Eduardo Borba
Botão Menu Botão Fechar
Botão Informações Botão Fechar
Aprenda como a música pode ajudar na vida pessoal
Postado por
Tanara Fagundes

Pense em um lugar onde você pode ser o que quiser., fazer amigos e, ainda, estimular o corpo e a mente de forma integral e única. E mais ainda! Imagine que esse lugar será responsável por momentos de bem-estar, além de lhe proporcionar um maior conhecimento de si mesmo. Se você pensou em aulas de música, acertou! Já parou para pensar em como estudar música pode mudar a sua vida pessoal e a vida de todos ao seu redor?

A aula de música é uma das manifestações artísticas mais poderosas, principalmente por ser uma das mais completas. Em uma aula de canto, ou de violão é possível sentir e observar toda uma composição artística criada pela trilha sonora, a composição musical, a encenação, a melodia — por meio da junção dos acordes —, a expressão psicofísica da interpretação e, também, a ordem lógica para montar todo um encadeamento que tenha sentido. Tudo isso interfere na sua vida pessoal.

A música, ao encontro com a Teoria das Múltiplas Inteligências, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Harvard, diz que nosso cérebro possui diferentes áreas desenvolvidas, não só as inteligências cognitivas, como a matemática, mas, também, as atividades lúdicas e artísticas. Por isso, o exercício da música é tão importante para o desenvolvimento humano e para a vida pessoal.

E agora você deve estar se perguntando: Como a música pode me ajudar no desenvolvimento pessoal? Continue a leitura que nós vamos te mostrar!

A música promove o autoconhecimento

Quem faz aulas de música desenvolve muito o autoconhecimento, isto é, sabe mais sobre si mesmo e, por isso, se torna uma pessoa mais confiante. Como os instrumentos de trabalho no palco é o próprio músico,, aprender a ter segurança e administrar suas emoções é fundamental.

Quanto mais o músico se trabalha, mais consegue interpretar as músicas nas circunstâncias exigidas pela composição e assim, transmitir verdade por meio de sua melodia. Quanto mais a plateia fica envolvida com o seu trabalho, mais o artista se sente gratificado por ter trabalhado o desenvolvimento das ações musicais que compõe sua canção.

Promove e aumenta a auto estima

A descoberta de novas competências, principalmente por meio de uma arte tão completa, faz com que o aluno de música adquira certas habilidades que não possuía, ou aprimore algumas habilidades que não dominava.

Isso faz com que a pessoa olhe para si mesma, tome consciência de seu potencial e passe a gostar do que vê, sente e transmite através do som. A pessoa que estuda música desenvolve sua autoestima e percebe que tem capacidade para ir além. Consequentemente, sua autoconfiança se sobressai e adquire-se um maior poder de decisão e uma postura mais positiva diante de situações da vida diária.

Ativação da criatividade

Para se tornar mais criativo, nada melhor do que sair da rotina e poder ser, mesmo que por algumas horas, uma pessoa diferente. Uma das grandes magias da música é proporcionar que o aluno adquira conhecimento e diversos pontos de vista por meio da variedade de melodias que ele pode interpretar.

Dessa forma, o estudante pode passar por várias experiências e formas de vida distintas e acabar melhorando o seu próprio repertório, tornando-se uma pessoa mais flexível, interessante, inteligente e autoconfiante.

Acionamento de foco e memória

Manter o foco e a concentração são habilidades pouco desenvolvidas e muito requeridas hoje. Nesse sentido, a música pode ajudar e muito. O ato de trabalhar com melodias complexas para que na interpretação tudo saia correto faz com que a memória seja ativada e o foco seja requerido, principalmente no momento da apresentação.

Além disso, a música é uma atividade majoritariamente coletiva, em que um depende do outro para que tudo transcorra em perfeição. Esse senso de responsabilidade ajuda o aluno a manter a sua atenção totalmente centrada na performance até que ela termine.

Por mais que foco, concentração e memória sejam acionados durante a atividade musical, vale lembrar que treinar essas habilidades será extremamente benéfico para o aluno no futuro, em quaisquer outras tarefas que ele venha a desenvolver.

Ajuda no fortalecimento de relações sociais

o música acabe tendo a si mesmo como instrumento de trabalho e, por esse motivo, seu desenvolvimento pessoal é potencializado, é preciso lembrar que ele não está sozinho no palco. Fazer música é trabalhar em equipe. Mesmo estando em uma apresentação solo, um músico nunca está só. Por isso, aprender a interagir socialmente de forma efetiva trará benefícios tanto pessoais quanto profissionais.

Portanto, a atividade musical proporciona a interação social de forma natural. Há comunicação e convivência com pessoas de diferentes personalidades e visão de mundo, que viveram outras experiências e que, juntas, contribuem para o desenvolvimento pessoal de cada um.

Percebeu como fazer aula de música pode transformar pessoas, trazendo benefícios que ajudam na sua vida pessoal em diversos aspectos? Não poderia ser diferente, pois estamos falando de uma arte milenar que ajudou na disseminação e construção da narrativa como a conhecemos hoje. E é uma linguagem universal! Em qualquer lugar do mundo, você será compreendido e compreenderá o que seus pares querem transmitir com o som.  

Se você quiser conhecer mais benefícios da música, marque uma aula experimental na Arte Maior. Estamos te esperando!

Veja Outros
Posts
Voltar para a
listagem do Blog
Procurando nossos
cursos infantis?
Acesse aqui e veja todos