O violão é um dos instrumentos mais tocados no mundo. Sua versatilidade harmônica e melódica, somada à facilidade de transporte e baixo custo, fez dele elemento marcante na cultura musical de muitos países. No Brasil sua importância é ainda mais acentuada. Uma das principais manifestações musicais brasileiras, a canção popular, não existiria (ou ao menos não como hoje) não fosse o violão e seu perfeito encaixe como acompanhamento do canto solo.
José Ramos Tinhorão, o célebre e polêmico pesquisador musical brasileiro, identifica na Lisboa do século dezesseis o protótipo do que viríamos a conhecer depois como canção popular urbana. Conta ele que nessa época os “desocupados” da capital portuguesa se reuniam para cantar as mazelas e aventuras da vida em uma metrópole em expansão – e faziam isso sempre acompanhados do violão.
Além de ser o “melhor amigo” da maioria dos compositores populares, o violão é também utilizado na música erudita e como instrumento solo. E o Brasil tem grandes ícones mundiais quando o assunto é esse instrumento magnífico. Os professores da Arte Maior prepararam uma lista com dez artistas que todo estudante de violão precisa conhecer.
A lista segue ordem cronológica de nascimento dos músicos e de todos eles há vasto material disponível no youtube. Vá lá, pesquise cada um deles e aprecie sem moderação.
Baden Powell (Rio de Janeiro, 1937-2000)
Hélio Delmiro (Rio de Janeiro, 1947-)
Egberto Gismonti (Carmo, 1947-)
Guinga (Rio de Janeiro, 1950-)
Marco Pereira (São Paulo, 1950-)
Marcus Llerena (Santos, 1955-)
Lula Galvão (Brasília, 1962-)
Fábio Zanon (Jundiaí, 1966-)
Daniel Sá (Porto Alegre, 1968-)
Yamandú Costa (Passo Fundo, 1980)