10 violonistas brasileiros que você precisa conhecer - Arte Maior Escola de Música - Joinville/SC
Fusce vehicula dolor arcu, sit amet blandit dolor mollis nec. Donec viverra eleifend lacus, vitae ullamcorper metus. Sed sollicitudin ipsum quis nunc sollicitudin ultrices. Donec euismod scelerisque ligula. Maecenas eu varius risus, eu aliquet arcu. Curabitur fermentum suscipit est, tincidunt mattis lorem luctus id. Donec eget massa a diam condimentum pretium. Aliquam erat volutpat. Integer ut tincidunt orci. Etiam tristique, elit ut consectetur iaculis, metus lectus mattis justo, vel mollis eros neque quis augue. Sed lobortis ultrices lacus, a placerat metus rutrum sit amet. Aenean ut suscipit justo.
Eduardo Borba
Botão Menu Botão Fechar
Botão Informações Botão Fechar
10 violonistas brasileiros que você precisa conhecer
O violão é um dos instrumentos mais tocados no mundo. Sua versatilidade harmônica e melódica, somada à facilidade de transporte e baixo custo, fez dele elemento marcante na cultura musical de muitos países.
Postado por
tiago pereira

O violão é um dos instrumentos mais tocados no mundo. Sua versatilidade harmônica e melódica, somada à facilidade de transporte e baixo custo, fez dele elemento marcante na cultura musical de muitos países. No Brasil sua importância é ainda mais acentuada. Uma das principais manifestações musicais brasileiras, a canção popular, não existiria (ou ao menos não como hoje) não fosse o violão e seu perfeito encaixe como acompanhamento do canto solo.

 

José Ramos Tinhorão, o célebre e polêmico pesquisador musical brasileiro, identifica na Lisboa do século dezesseis o protótipo do que viríamos a conhecer depois como canção popular urbana. Conta ele que nessa época os “desocupados” da capital portuguesa se reuniam para cantar as mazelas e aventuras da vida em uma metrópole em expansão – e faziam isso sempre acompanhados do violão.

 

Além de ser o “melhor amigo” da maioria dos compositores populares, o violão é também utilizado na música erudita e como instrumento solo. E o Brasil tem grandes ícones mundiais quando o assunto é esse instrumento magnífico. Os professores da Arte Maior prepararam uma lista com dez artistas que todo estudante de violão precisa conhecer.

 

A lista segue ordem cronológica de nascimento dos músicos e de todos eles há vasto material disponível no youtube. Vá lá, pesquise cada um deles e aprecie sem moderação.

 

Baden Powell (Rio de Janeiro, 1937-2000)

Hélio Delmiro (Rio de Janeiro, 1947-)

Egberto Gismonti (Carmo, 1947-)

Guinga (Rio de Janeiro, 1950-)

Marco Pereira (São Paulo, 1950-)

Marcus Llerena (Santos, 1955-)

Lula Galvão (Brasília, 1962-)

Fábio Zanon (Jundiaí, 1966-)

Daniel Sá (Porto Alegre, 1968-)

Yamandú Costa (Passo Fundo, 1980)

Veja Outros
Posts
Voltar para a
listagem do Blog
Procurando nossos
cursos infantis?
Acesse aqui e veja todos