Quais são os benefícios da música para os idosos?
Fusce vehicula dolor arcu, sit amet blandit dolor mollis nec. Donec viverra eleifend lacus, vitae ullamcorper metus. Sed sollicitudin ipsum quis nunc sollicitudin ultrices. Donec euismod scelerisque ligula. Maecenas eu varius risus, eu aliquet arcu. Curabitur fermentum suscipit est, tincidunt mattis lorem luctus id. Donec eget massa a diam condimentum pretium. Aliquam erat volutpat. Integer ut tincidunt orci. Etiam tristique, elit ut consectetur iaculis, metus lectus mattis justo, vel mollis eros neque quis augue. Sed lobortis ultrices lacus, a placerat metus rutrum sit amet. Aenean ut suscipit justo.
Eduardo Borba
Botão Menu Botão Fechar
Botão Informações Botão Fechar
Quais são os benefícios da música para os idosos?
Postado por
Tanara Fagundes

Já é de conhecimento popular que quem canta, definitivamente os males espanta, não é mesmo? Os benefícios da música para a mente e o corpo são diversos. Ouvir uma canção não é só um entretenimento e uma medida para acalmar e relaxar, ela pode trazer diversos benefícios para a saúde.

Se na juventude a música representa e faz parte de boa parte dos nossos dias, na velhice a sua importância é ainda maior. Na terceira idade, o uso da música vem como uma técnica de tratamento que, associada a várias atividades, trata algumas alterações da saúde. Isso porque ajuda a melhorar o humor, aumenta a auto estima, estimula o cérebro e melhora a expressão corporal.

Dessa forma, a música pode facilitar algumas mudanças psicológicas que ocorrem com a idade, bem como prevenir problemas cardiovasculares como pressão alta ou insuficiência cardíaca. 

Associada ao processo de envelhecimento, a música auxilia os idosos de diversas formas, tais como:

  • Restabelecimento do ritmo da marcha: o uso de músicas com os ritmos marcados auxilia idosos com dificuldade de se locomover e equilibrar;
  • Estimulação da fala: o canto proporciona uma melhora nos problemas de dicção e oratória;
  • Aumento da criatividade: a criação de novas músicas aumenta a criatividade e estimula todas as capacidades cognitivas;
  • Aumento de força e consciência corporal: o ritmo da música estimula movimentos corporais e tonifica a musculatura;
  • Diminuição dos sintomas de depressão: o convívio social utilizado na musicoterapia diminui o isolamento, além de ser uma forma de expressar as emoções;
  • Redução os níveis de estresse: a interação e os momentos de boa disposição servem como forma de descarregar o estresse, evitando o aumento da pressão arterial e frequência cardíaca.

Além desses benefícios, a música:

1- Libera endorfinas: Essas substâncias que são liberadas pelo nosso organismo,  e são as responsáveis pela felicidade e prazer que sentimos. Por isso, ao ouvir uma música da qual gostamos muito, estimulamos o nosso corpo a produzi-las, causando sensações de recompensa e bem estar. Tocar um instrumento musical também tem esse mesmo poder. Você consegue melhorar seu humor e ansiedade, sentindo-se mais feliz e evitando a depressão, especialmente na terceira idade.

2- Aumenta a socialização: A música tem o incrível poder de unir as pessoas; seja por gostos semelhantes ou por aprender algum instrumento musical. Falar sobre música é uma boa forma de começar uma conversa, que também vai se tornar mais interessante. Além disso, falar sobre música com um amigo ou familiar pode fazer com que você descubra novas canções, o que também ajudará a exercitar seu cérebro.

3- Diminui a dor: Se o idoso tiver alguma dor ou problema, escutar uma boa música  fará com que ele desvie o foco disso. O estímulo sonoro tem o poder de amenizar o estímulo da dor, tornando-a bem mais suportável.

4- Protege o cérebro: Ao aprender uma nova música ou a tocar um instrumento musical, o cérebro vai criando novas ligações neurais. Essa é uma boa forma de fazer com que o cérebro se mantenha saudável, além de prevenir doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Agora que você já sabe todos os principais benefícios da música para a terceira idade, marque já uma aula experimental para aquela pessoa especial na Arte Maior! Temos diversos cursos e com certeza, pelo menos um deles, vai ser o ideal para essa pessoa. Estamos te esperando. 

Veja Outros
Posts
Voltar para a
listagem do Blog
Procurando nossos
cursos infantis?
Acesse aqui e veja todos